Sete fundamentos para um casamento feliz e abençoado

pm0108_Restaurando-o-seu-casamentoDeus criou o casamento para que a vida do homem fosse completa. Vemos que Deus preparou algo muito bom, mas muitas vezes as pessoas não sabem como se apropriar do plano perfeito de Deus. O casamento começa bom, mas muitas vezes vai se deteriorando com mágoas, distanciamento, falta de compromisso, deslealdade, crises, finanças, trabalho, os filhos, e quando se resolve fazer uma reavaliação, vem a frase: “Ohhh! o que aconteceu conosco?”

Gênesis 2:18; 21-25: Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora que lhe seja idônea… Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre o homem, e este adormeceu; tomou-lhe, então, uma das costelas, e fechou a carne em seu lugar;22 e da costela que o senhor Deus lhe tomara, formou a mulher e a trouxe ao homem.23 Então disse o homem: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; ela será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada.24 Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher, e serão uma só carne.25 E ambos estavam nus, o homem e sua mulher; e não se envergonhavam.

Deus é o criador do casamento, com propósitos muito especiais. Se você deseja ter um casamento abençoado e feliz, preste atenção nesses sete fundamentos.

1. Homem: Ame como Cristo amou a sua igreja

Deus quer ensinar o homem a amar como Cristo ama.

Efésios 5:25: Vós, maridos, amai a vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela.

2. Mulher: Ande em submissão

Deus quer ensinar a mulher a se submeter (de verdade) à liderança do marido, e o marido se submeter a Cristo.

Efésios 5:22: Vós, mulheres, submetei-vos a vossos maridos, como ao Senhor.

3. Deixe Deus transformar seu caráter

Deus quer dar a oportunidade especial de se edificarem um ao outro num caráter santo e piedoso.

Malaquias 2:15-16: E não fez ele somente um, ainda que lhe sobejava espírito? E por que somente um? Não é que buscava descendência piedosa? Portanto guardai-vos em vosso espírito, e que ninguém seja infiel para com a mulher da sua mocidade.

Pois eu detesto o divórcio, diz o Senhor Deus de Israel, e aquele que cobre de violência o seu vestido; portanto cuidai de vós mesmos, diz o Senhor dos exércitos; e não sejais infiéis.

4. Edifique a sua casa e cuide da sua descendência

Deus quer que vocês criem filhos que sejam descendência bendita do Senhor.

Salmos 128:1-6: Bem-aventurado todo aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos. Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem. A tua mulher será como a videira frutífera, no interior da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira, ao redor da tua mesa. Eis que assim será abençoado o homem que teme ao Senhor. De Sião o Senhor te abençoará; verás a prosperidade de Jerusalém por todos os dias da tua vida, e verás os filhos de teus filhos. A paz seja sobre Israel.

5. Desfrute da intimidade

E quanto à relação sexual? Viva uma vida sexual saudável e feliz. Nudez sem a vergonha, única instância nos relacionamentos humanos que Deus deu esta liberdade, é para serem verdadeiros, honestos, você mesmo, é para aproveitar a intimidade, é para se entregar, esta é a porção da tua vida

1 Coríntios 7:4-5: A mulher não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim o marido; e também da mesma sorte o marido não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim a mulher. Não vos negueis um ao outro, senão de comum acordo por algum tempo, a fim de vos aplicardes à oração e depois vos ajuntardes outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência.

6. Desenvolva amizade e companheirismo

Não é bom que o homem esteja só. O relacionamento não é só de momentos de amor e paixão. Antes, e além de tudo, o casal deve desenvolver uma profunda amizade e respeito mutuo.

7. Desenvolva unidade

Aa costela formou a mulher. A costela protege as duas coisas mais importantes do corpo, o coração e os pulmões; a mulher foi formada do homem, e todo homem vem de uma mulher; um é líder, recebe um projeto a executar, outro auxilia, suporta, gera, alimenta; um Adão sem pai e mãe humanos fala do sentido do casamento, deixar pai e mãe, se unir à sua mulher, e serem uma só carne, viverem unidade, definitivamente Adão estava inspirado pelo Espírito de Deus.

Repensando sua vida conjugal

É tempo de repensarmos a nossa vida conjugal. Alguns pontos importantes:

Homem: criado para ser o cabeça, líder, comandado por Deus, através de um relacionamento íntimo com ele. Cuidar da terra, protegê-la do mal, realizar o plano de Deus, instruir os liderados, amá-los.

  • No jardim do Eden, o homem tinha uma relação especial e íntima com o Senhor Deus, e através deste relacionamento, recebera uma missão da parte de Deus: cuidar da terra e guardá-la do mal. Será que nós, como maridos, temos feito a nossa parte? Será que nossas esposas e filhos nos vêem como este parceiro do Senhor Deus? Foi Deus quem fez a mulher para o homem, portanto é também o mesmo Deus que quer preservá-la para que juntos alcancem os objetivos estabelecidos pelo próprio criador. Homem, és tu o sacerdote da tua casa? Homem, és tu o líder do teu rebanho, ou outros tem tomado a função que é tua? Será que a tua família vê em você aquele amigo, companheiro, que protege, que traz segurança, que quer o bem da casa, que ama a sua companheira com um afeto todo especial?

Mulher: criada para ser auxiliadora, parceira, submissa ao líder; coluna, suporte, amável, companheira, fiel, idônea; ajudar o líder a atingir os alvos, orar, amar.

  • A mulher foi criada como auxiliadora idônea, confiável, parceira e sustentadora. Será que você, esposa, está cumprindo o teu papel? Será que o coração do teu marido confia em ti? Você fala bem do teu marido, ou difama-o? Você respeita a sua autoridade como líder, ou age como se você fosse a cabeça? Você o respeita? São as tuas palavras de encorajamento, ou de crítica? Você pode ser chamada de mulher sábia, que edifica a tua casa, ou de mulher tola e fútil, que com as tuas próprias mãos a destrói?

Como é mesmo que devemos agir com relação ao perdão?

Mateus 5:23-25 – “Portanto, se estiveres apresentando a tua oferta no altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai conciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem apresentar a tua oferta. Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele; para que não aconteça que o adversário te entregue ao guarda, e sejas lançado na prisão.”

Pare para avaliar se o teu cônjuge tem algo contra ti. Provavelmente pode haver algo que você tenha falado, uma atitude ou um hábito, um jeito ríspido de falar, uma mentira, um ato de falta de respeito ou algo que o possa ter machucado. Se isso ocorreu, considera imparcialmente e humilha-te debaixo da poderosa mão do Senhor, e o Senhor te abençoará pela tua atitude.

Mateus 18:21-35 – “Então Pedro, aproximando-se dele, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu hei de perdoar? Até sete?  Respondeu-lhe Jesus: Não te digo que até sete; mas até setenta vezes sete. Por isso o reino dos céus é comparado a um rei que quis tomar contas a seus servos;  e, tendo começado a tomá-las, foi-lhe apresentado um que lhe devia dez mil talentos;  mas não tendo ele com que pagar, ordenou seu senhor que fossem vendidos, ele, sua mulher, seus filhos, e tudo o que tinha, e que se pagasse a dívida. Então aquele servo, prostrando-se, o reverenciava, dizendo: Senhor, tem paciência comigo, que tudo te pagarei.  O senhor daquele servo, pois, movido de compaixão, soltou-o, e perdoou-lhe a dívida.  Saindo, porém, aquele servo, encontrou um dos seus conservos, que lhe devia cem denários; e, segurando-o, o sufocava, dizendo: Paga o que me deves. Então o seu companheiro, caindo-lhe aos pés, rogava-lhe, dizendo: Tem paciência comigo, que te pagarei. Ele, porém, não quis; antes foi encerrá-lo na prisão, até que pagasse a dívida.

Vendo, pois, os seus conservos o que acontecera, contristaram-se grandemente, e foram revelar tudo isso ao seu senhor. Então o seu senhor, chamando-o á sua presença, disse-lhe: Servo malvado, perdoei-te toda aquela dívida, porque me suplicaste; não devias tu também ter compaixão do teu companheiro, assim como eu tive compaixão de ti? E, indignado, o seu senhor o entregou aos verdugos, até que pagasse tudo o que lhe devia.  Assim vos fará meu Pai celestial, se de coração não perdoardes, cada um a seu irmão.”

Peça perdão e libere perdão, pois ele tem o poder de curar e libertar. 

Repense a forma como você tem lidado com o seu casamento e saiba Deus pode mudar toda e qualquer situação. Se você está passando por problemas conjugais peça para que Deus aja em seu favor. Ore, jejue, busque sabedoria na Bíblia a mude de atitude se for preciso, mas não permita que o seu lar seja destruído. Família é um projeto de Deus.

 

Autor: Claudio Santilli

http://holynation.org/pt/fundamentos-casamento-feliz-abencoado/

Sobre Jovens Adventistas do Sétimo Dia

“SOLO CHRISTO”, “SOLA GRATIA”, “SOLA FIDE”, “SOLA SCRIPTURA” (salvação somente em Cristo, somente devido à graça de Deus, somente pela instrumentalidade da fé, somente com base na Escritura)
Esse post foi publicado em Casamento e Temas Relacionados, Namoro Cristão, Noivado e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe seu comentário. Tudo o que pedimos é que se mantenha uma cultura de respeito. Isto significa não fazer ataques pessoais, não usar palavrões, e por favor manter o foco sobre o tema postado.