Mandamento “Omitido”

0000003Uma leitura superficial no diálogo entre Jesus e o jovem rico registrado nos Evangelhos1 conduz a errônea conclusão de que o quarto mandamento da Lei de Deus (Êxodo 20:8-11) extinguiu-se. O fato de Jesus não ter citado-o para o jovem não indica que este preceito tenha sido anulado, pois neste diálogo são mencionados apenas cinco dos Dez Mandamentos:

– Mestre, que farei eu de bom, para alcançar a vida eterna? Respondeu-lhe Jesus:

– Por que me perguntas acerca do que é bom? Bom só existe um. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos. E ele lhe perguntou:

– Quais? Respondeu Jesus:

– Não matarás, não adulterarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, honra a teu pai e a tua mãe; amarás o teu próximo como a ti mesmo.

Os seguintes mandamentos não foram mencionados: “Não terás outros deuses diante de Mim.”, “não farás para ti imagem de escultura…”, “não tomarás o nome do SENHOR, teu Deus, em vão…”, “lembra-te do dia de sábado, para o santificar…” e “não cobiçarás…” (Êxodo 20:3-17).

Deveríamos considerar que estes cinco mandamentos perderam a validade porque Jesus não os citou para o jovem? Certamente que todo aquele que professa seguir o exemplo de Cristo e Seus ensinos repudiará a idéia de ter “deuses”, “fazer imagens e adorá-las”, “blasfemar o nome do SENHOR” e “cobiçar”. Então, por que o mesmo procedimento não se aplica ao “lembra-te do dia de sábado, para o santificar”? Por que o mandamento que inicia com um impreterível “lembra-te” é rejeitado?

Ao longo de Seu ministério, Cristo jamais ensinou que devíamos anular qualquer mandamento do Decálogo. Pelo contrário, em Suas palavras e atitudes eles foram diariamente cumpridos e enaltecidos (Mateus 5:17-19; Lucas 16:17; João 14:15-21). Quando um dos escribas questionou: “Mestre, qual é o grande mandamento na Lei?”, Jesus disse:

“Amarás o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas.” (Mateus 22:34-40)

Os fariseus já tinham essa resposta. A verdadeira intenção deles ao questionar Jesus sobre a Lei era tentar obter alguma declaração contrária aos ensinos bíblicos. Jesus respondeu baseado emDeuteronômio 6:5 e Levítico 19:18 que dizem:

“Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força.” e “… amarás o teu próximo como a ti mesmo.”

Os fariseus conheciam esses versos e estavam cientes de que a essência do Decálogo era o amor para com Deus e ao próximo (Marcos 12:28-34). Eles sabiam que o amor ao SENHOR está sintetizado nos quatro primeiros mandamentos e, o amor ao próximo se resume na obediência aos seis últimos. Paulo repassou esse ensino em seu ministério: “Pois isto: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não cobiçarás, e, se há qualquer outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.” (Romanos 13:8-10). O apóstolo João declarou ainda que este “mandamento” (amar ao próximo) não é novo: “E agora, senhora, peço-te, não como se escrevesse mandamento novo, senão o que tivemos desde o princípio: que nos amemos uns aos outros” (II João 1:5).

Verifica-se ainda que em Mateus 19:19, Cristo ao declarar ao jovem o que deveria ser feito para herdar avida eterna, Ele menciona apenas o resumo dos seis últimos mandamentos: “amarás o teu próximo como a ti mesmo”, e, não cita: “Amarás o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento”. Essa “omissão” pressupõe que não devemos amar à Deus? Deve-se negligenciar os quatro primeiros mandamentos que são a base, a síntese desse amor para com o SENHOR?

“O jovem rico pensara que amava a Deus até que Jesus lhe revelou seu ídolo e demonstrou-lhe que estava fazendo de suas posses um deus. Ele viera a Cristo para perguntar: ‘O que me falta?’ A resposta foi: ‘Vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro nos Céus; depois, vem e segue-Me.’ (Lucas 18:22).

Cristo queria que o jovem compreendesse que nada mais exigia dele senão que seguisse o exemplo que Ele mesmo, o SENHOR do Céu, deixara. Abandonara Suas riquezas na glória, e Se tornara pobre, para que, pela Sua pobreza, o homem enriquecesse; e por amor dessas riquezas, pede ao homem que abandone as riquezas terrenas, a honra e o prazer. Ele sabe que enquanto as afeições estiverem voltadas para o mundo, serão desviados de Deus; portanto, disse ao jovem: ‘Vai, vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro no Céu; e vem e segue-Me’ (Mateus 19:21).

Como recebeu ele as palavras de Cristo? Regozijou-se por poder alcançar o tesouro celeste? Oh, não! ‘Retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades’ (Mateus 19:22). Para ele as riquezas significavam honra e poder; e o grande vulto do seu tesouro faz com que tal venda pareça quase impossível. Esse homem amante do mundo desejava o Céu, mas queria reter sua riqueza, e renunciou a vida imortal pelo amor ao dinheiro e ao poder. Oh, que infeliz troca! No entanto, muitos dos que professam estar guardando todos os mandamentos de Deus estão fazendo a mesma coisa.

Representa o jovem príncipe uma grande classe de pessoas que seriam excelentes cristãos se para elas não houvesse uma cruz a erguer, um fardo humilhante a carregar, nenhuma vantagem terrena a renunciar, e nenhum sacrifício de propriedade ou sentimentos a fazer.”2


Vídeo relacionado: O Quarto Mandamento

1. Mateus 19:16-22; Marcos 10:17-22; Lucas 18:18-23.

2. Ellen G. White, Review and Herald, (March, 21 of 1878).

IASDonLine

Sobre Jovens Adventistas do Sétimo Dia

“SOLO CHRISTO”, “SOLA GRATIA”, “SOLA FIDE”, “SOLA SCRIPTURA” (salvação somente em Cristo, somente devido à graça de Deus, somente pela instrumentalidade da fé, somente com base na Escritura)
Esse post foi publicado em Restauradores de Veredas e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe seu comentário. Tudo o que pedimos é que se mantenha uma cultura de respeito. Isto significa não fazer ataques pessoais, não usar palavrões, e por favor manter o foco sobre o tema postado.