Prof. João Flavio Martinez do CACP vaziamente refuta 20 Questões Adventistas

1º Réplica a resposta do CACP relativa a 1º pergunta

DEBATE: PROF. JOÃO FLÁVIO MARTINEZ VAZIAMENTE REFUTA 20 QUESTÕES ADVENTISTAS

Sei que a minha contra resposta está meio longa, mas por favor não deixem de ler, pois há muitas surpresas em meio a matéria. Ao todo são 20 questões, mas para dar tempo ao Professo “Professor” de Teologia João Flávio Martinez de ler linha por linha meditando e analisando com paciência e muita concentração, preferi rebater e enviar questão por questão, uma a cada vez. Portanto vai ai a 1٥ questão entre 20.

Em cor preto , são minhas posições. Em azul a de João Flávio Martinez. Os grifos são meus.

Gilberto Theiss – 01) – Deus se equivocou em ter colocado o sábado num degrau tão elevado entre os mandamentos e depois teve que mudar devido seu equivoco? Êxodo 20:8-11.

Prof. João Flávio – Resposta: Bem, o amigo deve saber que a Lei é composta de 613 mandamentos, formando a Torá. Então, eu queria saber a onde o amigo leu que a guarda do sábado é superior aos outros mandamentos? Na Bíblia não consta nada a respeito. Quem sabe, os Adventistas tenham outra Bíblia. Seria uma TNM?

Gilberto Theiss Replica:

A)- Engraçado, parece que acima não afirmei que o sábado é superior aos demais mandamentos!!!!!!!!!! Não tem resposta? Seja humilde para reconhecer e não venha com colocações que não estão no solicitado acima. Fugiu da resposta. Falou, falou e não disse nada. Queremos uma resposta clara, sem mudança de assunto. Vou traduzir a pergunta: Deus se equivocou, errou, em colocar o sábado junto com mandamentos tão importantes? Será que agora fui claro? Sua resposta foi vazia. Não respondeu e ainda afirmou coisas que não estão na pergunta.

B)- Quanto as 613 leis misturadas e batidas no liquidificador (Lei moral, lei civil, lei Mosaica e lei da dietética) pelo Professo professor de teologia João Flávio Martinez, suas teorias não conferem com a teologia dos principais reformadores, pastores e leigos evangélicos que são bem superiores em conhecimento e autoridade do que estesamadores do CACP. Vou me dar ao luxo de permitir que o próprio movimento evangélico/protestante/e alguns até pentecostais respondam essa questão de diferença das leis que você não acredita. Cabe aqui aos internautas escolherem se confiam em você ou nos pais e grandes homens do movimento evangélico. Quer ver:

Pr. Boyer da Igreja Assembléia de Deus:

O Pr. Boyer da Igreja Assembléia de Deus nos apresenta aquilo que tem aprendido de Deus, em anos de estudo da Palavra:

“Algumas pessoas dão ênfase à distinção entre mandamentos ‘morais’ e mandamentos ‘cerimoniais’. As exigências ‘morais’ são aquelas que em si mesmas são justas e nunca podem ser revogadas. Ao contrário, as leis ‘cerimoniais’ são aquelas sobre observâncias, sobre o cumprimento de certos ritos, por exemplo: os mandamentos acerca dos holocaustos e o incenso. … As leis ‘cerimoniais’ podem ser abrogadas na mudança de dispensação, mas não as leis ‘morais’. É certo que existe tal distinção”. — Marcos: O Evangelho do Senhor, págs. 38 e 39.

Pr. Antonio Gilberto da Igreja Assembléia de Deus.

E o Pr. Antonio Gilberto, também da Assembléia de Deus, confirma:

“A parte moral da lei é eterna e universal”. — Manual da Escola Dominical, pág. 86.

Veja esse comentário bíblico da CPAD – Casa publicadora das assembléias de Deus

E eis um comentário bíblico muito usado nos meios pentecostais, (CPAD—Casa Publicadora das Assembléias de Deus) com sua definição clara também:

“Se Jesus não veio abolir a lei, todas as leis do AT ainda se aplicam a nós hoje? É preciso lembrar que havia três categorias de leis: a cerimonial, a civil e a moral.

(1) A lei cerimonial diz respeito especificamente à adoração por parte de Israel (Levítico 1: 2, 3). Seu propósito primário era apontar adiante, para Cristo, portanto, não seria mais necessária depois da morte e ressurreição de Jesus. Mesmo não estando mais ligados à lei cerimonial, os princípios que constituem a base da adoração — amar e adorar a Deus Santo — ainda se aplicam. Jesus foi frequentemente acusado pelos fariseus de violar a lei cerimonial.

(2) A lei civil se aplicava à vida cotidiana em Israel (Deuteronomio 24:10, 11). Pelo fato de a sociedade e a cultura modernas serem tão radicalmente diferentes das daquele tempo, esse código como um todo não pode ser seguido. Mas os princípios éticos contidos nos mandamentos são atemporais, e devem guiar nossa conduta. Jesus demonstrou estes princípios por meio de sua vida exemplar.

(3) A lei moral (como os Dez Mandamentos) é a ordem direta de Deus, exige uma obediência total (Exodo 20:13), pois revela sua natureza e vontade. Assim, ainda é aplicável em nossos dias. Jesus obedeceu completamente à lei moral”. — Bíblia de Estudos Aplicação Pessoal, Almeida. (CPAD—Casa Publicadora das Assembléias de Deus).

Pr. Evangélico Myer Pearlman

A que Tipo de Lei o Apóstolo Paulo Se Refere em Colossenses 2:16?

O Pr. Evangélico Myer Pearlman responde, apropriadamente, a esta questão, quando escreve:

“A sua relação com a lei cerimonial (vers. 15,16). As festas, os dias santos e outras observâncias cerimoniais judaicas não passam de símbolos e figuras representando Cristo. Agora, desde que Cristo cumpriu os símbolos, os mesmos tornam-se desnecessários”. — Através da Bíblia, pág. 293

Mais comentário Bíblico da CPAD – Casa Publicadora das Assembléias de Deus

E o Sábado do Quarto Mandamento, Qual a Sua Origem?

Num livro preparado pela Casa Publicadora das Assembléias de Deus (CPAD), para tirar algumas dúvidas sobre certos assuntos, intitulado A Bíblia Responde, nós lemos esta declaração:

“O observador mais acurado vai perceber que o sábado não é um mandamento originado na lei mosaica (Gên. 2:3), ainda que mais tarde a ela incorporado”. — A Bíblia Responde, pág. 123.

Pr. Evangélico Carlo Johansson

Depois dele, quem responde a esta pergunta é o Pr. Carlo Johansson. Ele escreveu estas palavras:

“O sábado tem a sua origem na criação, Gên. 2:1-3”. — Op. Cit., pág. 42.

O Pr. Myer Pearlman, estudioso e dedicado, completa o que foi dito acima, da seguinte maneira:

“O Grande Arquiteto do Universo completou em seis dias Sua obra da criação, e descansou no sétimo dia. … No sétimo dia Ele descansou, dando ao homem um exemplo, trabalhando seis dias e descansando no sétimo”. — Através da Bíblia, págs. 14 e 15.

Conclusão: A origem do sábado, ao contrário do que ensinam alguns cristãos desinformados, não é a doação da Lei dos Dez Mandamentos, no Monte Sinai. Conforme os estudiosos da Bíblia, da Igreja Evangélica Assembléia de Deus, foi na SEMANA DA CRIAÇÃO. Seis dias de trabalho, e o sétimo para o descanso e culto.

Outro Pastor evangélico Harold J. Brokke

O Pr. Harold J. Brokke é bastante enfático ao escrever que o sábado faz parte da lei mora. Veja:

A lei original do sábado foi renovada e tornara parte destacada da lei moral, ou dez mandamentos… Êxo. 20: 8-11”. – Amos Binney e Daniel Steele, Binney’s Theological Compend Improved (ed. 1902), pág. 170.)

Pastor Billy Graham – Renomado e Reconhecido por todo movimento evangélico

Billy Graham Renomado pregador Batista, considerado o maior evangelista da atualidade e fundamentalista também colocou uma clara diferença entre lei moral e cerimonial. Reproduzimos a pergunta específica de um repórter e consequente resposta textual, como estão na coluna de um jornal londrino (reproduzidas em Signs of the Times de 23.08.1955, pág. 4).

“Pergunta: Mr. Graham, alguns homens religiosos que conheço, dizem que os Dez Mandamentos são parte da ‘lei’e não se aplicam a nós hoje. Dizem que nós, como cristãos, estamos ‘livres da lei’. Está certo?

“Resposta: Não, não está certo, e espero que você não seja desencaminhado por estas opiniões; é de suma importância compreender o que quer dizer o Novo Testamento quando afirma que estamos ‘livres da lei’. Como é evidente, a palavra ‘lei’ é usada pelos escritores do Novo Testamento em dois sentidos. Algumas vezes ela se refere à Lei Cerimonial – do Velho Testamento, que se relaciona com matéria ritualística e regulamentos concernentes a manjares, bebidas e coisas deste gênero. Desta lei, os cristãos estão livres na verdade. Mas o Novo Testamento também fala da Lei Moral, a qual é de caráter permanente e imutável e está sumariada nos Dez mandamentos.” – A.B. Christianini, Subtilezas do Erro, pág. 63-64. Grifos meus.

Este famoso pregador Batista confirma o que a Bíblia apresenta com enorme clareza. Bem, aguce sua audição agora e vamos consultar, também, o apóstolo Paulo, a respeito do assunto:

I Coríntios 14: 21

“Está escrito na lei: Por gente doutras línguas, e por outros lábios, falarei a este povo…”

Aqui, Paulo não se refere nem à Lei Moral, e muito menos à Lei Cerimonial. Sua referência só pode ser ao Pentateuco ou mesmo a todo o Antigo Testamento, nunca porém a um código definido, como a Lei Moral ou a Lei Cerimonial.

Gálatas 3: 10

“Todos aqueles pois que são das obras da lei estão debaixo de maldição… porque escrito está: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as obras que estão escritas no livro da lei, para fazê-las.”

Aqui, lógico e evidente, refere-se o apóstolo a outra lei. É inegável! Inclusive a define como sendo escrita em um livro.

Há outras passagens contundentes da pena de Paulo que apresenta a diversidade de leis, porém, chamo sua atenção para um fato altamente importante e de real destaque em dois textos:

Efésios 2: 15 – “Na Sua carne desfez a inimizade, isto é; a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças…”

Romanos 3: 31 – “Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei.”

Releia o que disse Billy Graham aí atrás (pág. 75). Agora considere o que escreveu este eminente teólogo:

“O contraste entre as afirmações é nítido quando se chama a atenção para o fato de que Paulo usou a mesma raiz grega para as palavras aqui traduzidas por ‘desfez’ e ‘anulamos’. Esta raiz, katargeo, significa tornar ‘inoperante’,‘fazer cessar’, ‘afastar’ alguma coisa, ‘anular’, ‘abolir’. Mas o escritor inspirado Paulo diz a uma determinada igreja que a ‘lei’ está desfeita, e a outra igreja exclama: ‘De maneira nenhuma (Deus nos livre é o sentido original)’, ao pensamento mesmo de que a ‘lei’ esteja abolida, e se refere à mesma lei em cada caso? Obviamente Paulo deve estar falando de duas leis diferentes. Esses dois textos são suficientes em si mesmos para expor a falácia de que a Bíblia fala de uma só lei.” – Francis D. Nichol, Objeções Refutadas, págs. 3-4. Grifos meus. Vamosainda ouvir o apóstolo São Paulo.

Efésios 6: 2

“Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa.”

Seria irrazoável, não acha, já que o “mandamento” fora desfeito, Paulo mandar os efésios observá-lo! E há mais, afirma ele ter sua obediência uma alvissareira promessa – vida longa – com saúde e paz; se a lei da saúde também for observada, evidente!

I Timóteo 1: 8
“Sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela se utiliza legitimamente.”

Percebe, meu irmão! Jamais pode ser boa uma coisa “maldita”. Correto? Também, se é boa e útil, por que ser abolida e desfeita, não é?

Romanos 7: 14
“Porque bem sabemos que a lei é espiritual, mas eu sou carnal…”

Note, Paulo toma a minha e a sua palavra agora e diz: “sabemos que a lei é espiritual”.Sabia você isso, irmão? Ou seja: A lei provém do Espírito de Deus. Se sua fonte é tão sagrada, não lhe surpreende vê-la tão rejeitada?

Romanos 7: 16
“E se faço o que não quero, consinto com a lei que é boa.”

Observe novamente a afirmação paulina: “A lei é boa”. Não deixa ele brecha para suposições ou interpretações falseadas. A lei é boa disse. Ora, se a lei é boa e contribui para tornar o homem espiritual, não pode nem deve ser anulada, desfeita, interrompida, caducada. Nunca! Concorda? Nunca jamais, você dirá com certeza!

Romanos 7: 12
“E assim a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom.”

Permita-me repetir as palavras de Paulo mais uma vez: Lei santa, Lei justa, Lei boa. É inegável que Paulo faz alusão a leis diferentes, porque jamais poderia afirmar que uma lei não presta e seja boa ao mesmo tempo. Que foi anulada, e é santa, justa e boa. Que é maldição e que tenha uma promessa de longa vida ao se observá-la.

Romanos 7: 22
“Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na Lei de Deus.”
Viu? Lei de Deus e não de Moisés. Claro, não é? Que acha o irmão, seja o “homem interior”?

– Sim, é o homem espiritual, o crente fiel e sincero, o homem que não transgride a vontade divina, que não transige com o pecado, e, como Paulo, tem prazer na Lei de Deus.

Romanos 7: 25
“Dou graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor, assim que eu mesmo com o entendimento sirvo a Lei de Deus…”

Caro irmão, Paulo já afirmou que a Lei de Deus é santa, justa, boa, espiritual, tinha prazer em guardá-la, e agora dá “graças a Deus por Jesus Cristo” pela oportunidade e privilégio de poder, com todo o seu entendimento, servir à Lei de Deus. Que maravilhoso! Creia isto, sinceramente, amado!

Por conseguinte, é contundente e claro que há distinção de leis na Bíblia. Ninguém deve supor que toda referência à lei nas Escrituras se credite a Moisés como sendo o legislador. De fato, os seus primeiros cinco livros são considerados a “lei”, pois, forma o compêndio mais exato das obrigações mútuas e orientações divinas para o estabelecimento do governo de Deus, Seus métodos e regulamentos.

Mas, é bom saber e, dar lugar à Lei Moral dos Dez Mandamentos, que não foi escrita por Moisés, como se julga, e sim pelo próprio Deus, em tábuas de pedra (Êxo. 31:18). É a única parte das Escrituras que Deus não permitiu ao homem escrever; Ele mesmo o fez, pela primeira e segunda vez, quando Moisés quebrou as tábuas, sobre o bezerro de ouro, ao descer ele do Monte Sinai (Êxo. 34: 1,28).

Assim agiu Deus, para patentear a sacrossantidade de Sua lei, bem como chamar a atenção do homem para o fato de Ele próprio tê-la escrito, e mais, sobre pedras, para deixar clara a eternidade, perpetuidade e durabilidade desta lei, que é eterna e gloriosa, como Ele o é.

“Algumas pessoas dão ênfase à distinção entre mandamentos ‘morais’e mandamentos ‘cerimoniais’. As exigências ‘morais’ são aquelas que em si mesmas são justas e nunca podem ser revogadas. Ao contrário, as leis ‘cerimoniais’ são aquelas sobre observâncias, sobre o cumprimento de certos ritos, por exemplo: os mandamentos acerca dos holocaustos e o incenso… As leis ‘cerimoniais’ podem ser abrogadas na mudança de dispensação, mas não as leis ‘morais’. É certo que existe tal distinção.” – Pr. O. S. Boyer (teólogo Assembleano), Marcos: O Evangelho do Senhor, págs. 38-39. Grifos meus.

Spurgeon – Teólogo de grande prestígio por todos os evangélicos escreveu:

“O corpo do homem é governado pela lei natural e seu comportamento pela Lei Moral; estas duas leis devem refletir a harmoniosa vontade de Seu autor.”

“A lei de Deus é divina, santa, celestial, perfeita… Não há mandamento em excesso; não falta nenhum; é tão incomparável que sua perfeição constitui uma prova de divindade.” – Spurgeon (teólogo Batista), Sermon On The Law.

Martinho Lutero, o pai da reforma e principal autoridade do Protestantismo

É nesse ponto que a lei – especialmente o Decálogo e os mandamentos do Novo Testamento – desempenham um novo papel na vida do crente. A sua função civil, que é necessária para a ordem da sociedade, ainda permanece. A sua função “teológica”, que é mostrar o nosso pecado, ainda é necessária, pois o indivíduo justificado ainda é um pecador. Mas agora o cristão se relaciona de maneira diferente com esse aspecto da lei. “Porém, agora eu descubro que a Lei é preciosa e boa, que ela me foi dada para a vida, e agora ela é agradável para mim. Antes ela me dizia o que fazer; agora estou começando a moldar-me aos seus apelos, de modo que agora eu louvo, engrandeço e sirvo a Deus. Isso eu faço por meio de Cristo, porque nele creio. O Espírito Santo entra em meu coração e gera em mim um espírito que se compraz nas suas palavras e obras, mesmo quando ele me repreende e me sujeita à cruz e à tentação” (Sermões sobre o Evangelho de João – LW 22:144).

Mais comentário Bíblico da CPAD – Casa Publicadora das Assembléias de Deus

“A lei Moral, os dez mandamentos, chamamos de Lei de Deus. Esta lei vem da eternidade. Os princípios desta lei são a base do governo de Deus. São imutáveis como o trono de Jeová. A lei é por natureza indestrutível, adaptando-se ao governo de seres morais livres em todos os séculos, em todo o Universo de Deus. Nem um mandamento pode ser tirado do Decálogo. Permanece, todo ele, irrevogado, e assim permanecerá para sempre. Esta lei não pode ser ab-rogada, nem por homens da terra, nem por seres do céu. Nem mesmo o Seu autor – com reverência o dizemos – o pode ab-rogar, a menos que mude Sua natureza, e a forma de Seu governo. Disse Jesus: “ é mais fácil passaremo céu e a terra do que cair um til da lei” (Luc. 16:17); Portanto, esta lei permanece para sempre. Pelo menos enquanto durar céu e terra.”

“ O mesmo não se dá com a lei cerimonial, freqüentemente chamada de lei de Moisés, que vei a existir depois da queda do homem. Esta lei consistindo em manjares e bebidas, e várias abluções e justificações da carne e sacrifícios, destinava-se a chamar a atenção para a primeira vinda de Jesus; em vindo Ele, passou pois nEle teve seu cumprimento. Aí encontraram-se o tipo e o antítipo; a sombra encontrou o corpo. Quando Cristo, o cordeiro de Deus, morreu na cruz, o véu do tempo se rasgou em dois de alto a baixo (mat. 27:51). Os seviços do templo deixaram então de ter lugar. O sistema sacrifical cessou, e a lei que a ele pertencia deixou de existir. Foi cravada na cruz (col. 2:14). Foi dada para satisfazer condições temporárias, locais, e uma vez que essas condições mudaram em virtude da entrada da nova dispensação, os estatutos cerimoniais não tinham mais razão de ser.” Folheto nº 22 – CPB

Martinho Lutero, o pai da reforma e principal autoridade do Protestantismo

Lutero, no seu documento de 1539, “Tratado Contra os Antinomistas”, já na primeira e segunda linha refere-se aos 10 Mandamentos como “lei de Deus”. E a “lei da liberdade” é indicada no contexto, pois Tiago cita mandamentos do Decálogo, e não de alguma suposta “lei de Cristo” diferente.

Pastor Walter Kaschel, Lições de Mordomia, Suplemento da Revista de Jovens e Adultos, Casa publicadora Batista, 4º impressão, 1964.

“Devemos fazer distinção entre a lei cerimonial e a lei moral. A lei cerimonial ficou circunscrita a velho testamento. Referia-se a costumes próprios do povo de Israel, alimentação, etc. Não temos nenhuma obrigação, hoje para com essa lei. Há porém, a lei moral. Esta permanece. Os dez mandamentos, por exemplo, faziam parte da lei, mas permacem até hoje, porque são princípios eternos, estavelicidos por Deus para as relações humanas.” – Pastor Walter Kaschel

S. L. Ginsburg (Ministro Batista)

“As idéias que alguns fazem da Lei de Deus, são errôneas e muitas vezes perniciosas. O arrojo ou ousadia dos tais, chega a ponto de ensinar ou fazer sentir que a Lei já foi abolida e que nenhum valor mais lhe resta, tão pouco tem autoridade para corrigir os costumes e influir na vida do indivíduo… Os que ensinam a mentira que a Lei não possui mais valor ou autoridade, ainda não leram com certeza os versículos que nos servem de texto (S. Mat. 5:17-19). Como se pode dizer que a Lei foi abolida?
“Outros dizem que Jesus não fez mais que afrouxar a Lei. Ora, ainda aí, o absurdo é grande, pois será crível aos que possuem um pouco de senso, que Deus mude a Sua Lei quando Ele é imutável? Não! Tudo pode mudar-se, tudo pode transformar-se ou degenerar-se, porém Deus não muda, nem o Seu poder, nem a Sua glória; os Seus preceitos são eternos.
“Vamos mais longe: Essa Lei é base da moralidade social, e será crível que tal base seja abolida, isto é, que se mate, adultere, furte e calunie? Não! Essa Lei é toda digna de nossa admiração, de nosso respeito e acatamento.
“Jesus veio pôr em prática a Lei e não a abolir. Olhemos todos para esse modelo e peçamos força para obedecer os preceitos divinos.” – S. L. Ginsburg (Ministro Batista) O Decálogo ou Os Dez Mandamentos da Lei de Deus, págs. 4-7

Pastor O. S. Boyer (teólogo Assembleano)

“Algumas pessoas dão ênfase entre mandamentos ‘morais’ e mandamentos ‘cerimoniais’ . As exigências ‘morais’ são aquelas que em si mesmas são justas e nunca podem ser revogadas. Ao contrário, as leis ‘cerimoniais’ são aquelas sobre observâncias, sobre o cumprimento de certos ritos, por exemplo: os mandamentos acerca dos holocaustos e o incenso… As leis ‘cerimoniais’ podem ser ab-rogadas na mudança de dispensação, mas não as leis ‘morais’. É certo que existe tal distinção. – Pastor O. S. Boyer (teólogo Assembleano) – Marcos: O Evangelho do Senhor, pág. 38-39.

Como visto acima, pais do movimento protestante, grandes pastores evangelistas e teólogos do movimento evangélico discordam completamente da posição evangélica moderna criada particularmente pelo “Professo” professor de teologia João Flávio Martinez.

Agora deixo abaixo a posição Bíblica real e cristalina da distinção das leis, Deixo ao internauta como base do que será apresentado abaixo a palavra inspirada de Paulo em 1º cor. 4:6 – “Não ir além do que está escrito” que quer dizer, quando o verso disser lei de Deus é lei de Deus, quando a bíblia disse lei de Moisés é lei de Moisés, e assim por diante. Veja abaixo:

Contraste entre Lei cerimonial e moral – Assim diz o Senhor, págs 79–83 – Lourenço Gonzalez

A LEI MORAL É DENOMINADA A “LEI DO SENHOR – Salmos 1:2; 19:7; Rom. 7:22.

“…tem o seu prazer na Lei do Senhor. E na Sua lei medita de dia e de noite. A lei do Senhor é perfeita e refrigera a alma…”

A LEI CERIMONIAL – FOI DENOMINADA A “LEI DE MOISÉS”
Neemias 8: 1
“… disseram a Esdras, o escriba, que trouxesse o livro da Lei de Moisés…”
Atos 15: 5 “Alguns, porém, da seita dos fariseus… se levantaram, dizendo que era mister circuncidá-los e mandar-lhes que guardassem a Lei de Moisés.”

A Lei Moral – é Chamada a “Lei Real” – Tiago 2: 8

“… se cumprirdes, conforme a Escritura, a Lei Real…”

A Lei Cerimonial – é Chamada a “Cédula de Ordenanças”
Colossenses 2: 14 “Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças…”
Efésios 2: 15 “Na Sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos que consistiam em ordenanças…” (A Lei Cerimonial é chamada também de Lei Ritual).

A Lei Moral – Existia Antes do Pecado do Homem – Romanos 4: 15

“… onde não há – lei – também não há transgressão.”
(Logicamente, se Adão e Eva pecaram, é porque transgrediram a lei de Deus. Disso Paulo dá provas cabais e insofismáveis, ao declarar: “Como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte… Mas o pecado não é imputado não havendo lei (Rom. 5: 12-13). Fica então claro, que a Lei de Deus existia antes do pecado do homem, no Éden).

A Lei Cerimonial – Foi Dada Depois da Queda de Adão

Os símbolos e cerimônias desta lei (Lei Cerimonial) deveriam conduzir os homens ao Messias que viria para resgatar os pecadores. (Leia Hebreus 10:1).

A Lei Moral – Foi Escrita Pelo PRÓPRIO Deus –

Êxodo 31: 18 “E deu a Moisés…duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas com o dedo de Deus.”

A Lei Cerimonial – Foi Escrita por Moisés – Deuteronômio 31: 9
“E Moisés escreveu esta lei, e a deu aos filhos de Levi…”

A Lei MORAL – Foi Escrita em Tábuas de Pedra – Êxodo 31: 18
“E deu a Moisés… duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra…”

A Lei Cerimonial – Foi Escrita em um Livro – Deuteronômio 31: 24
“E aconteceu que, acabando Moisés de escrever as palavras desta lei num livro, até de todo as acabar.”

A Lei Moral – Foi Colocada Dentro da Arca – Deuteronômio 10: 5
“E virei-me e desci do monte, e pus as tábuas na arca que fizera; e ali estão como o Senhor me ordenou.”

A Lei Cerimonial – Foi Colocada Fora da Arca – Deuteronômio 31: 26
“Tomai este livro da lei, e ponde-o ao lado da arca…”

A Lei Moral – é uma Lei Perfeita – Salmo 19: 7
“A Lei do Senhor é perfeita e refrigera a alma…”

A Lei Cerimonial – “Nenhuma Coisa Aperfeiçoou” – Hebreus 7: 19
“Pois a – lei – nenhuma coisa aperfeiçoou…”
A Lei Moral – é uma Lei Eterna – Mateus 5: 18
“… em verdade vos digo que até que o Céu e a Terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.”

A Lei Cerimonial – Era Transitória – Hebreus 10: 1
“Porque tendo a lei sombra dos bens futuros, e não a imagem exata das coisas…”

A Lei Moral – É Santa, Justa e Boa – Romanos 7: 12
“… assim a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom.”

A Lei Cerimonial – Nada Aperfeiçoou ou Santificou – Hebreus 10: 1
“…Nunca, pelos mesmos sacrifícios que contínuamente se oferecem a cada ano, pode aperfeiçoar os que a eles se chegam.”

A Lei Moral – É uma Lei Espiritual – Romanos 7: 14
“Porque bem sabemos que a lei é espiritual…”

A Lei Cerimonial – Era Carnal – Hebreus 9: 10
“Consistindo somente em manjares, e bebidas, e várias abluções e justificações da carne…”

A Lei Moral – Contém um Sábado Semanal – Êxodo 20: 8-11
“Lembra-te do dia de Sábado para o santificar…”

A Lei Cerimonial – Tinha Sete Sábados Anuais – Levítico 23: 27; 23: 32
“Mas aos dez deste mês sétimo, será o dia da expiação; tereis santa convocação… sábado de descanso vos será; então afligireis as vossas almas, aos nove do mês à tarde…”

Querido irmão, grave nos escaninhos de sua alma estas duas comparações finais. Entesourai-as no coração e na mente.

A Lei Moral – Não Foi Ab-rogada (anulada) por Cristo
Mateus 5: 17-19
“Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: Não vim ab-rogar, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o Céu e a Terra passem, nem um jota, ou um til, se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido…”

A Lei Cerimonial – Sim – Foi Cravada na Cruz
Colossenses 2: 14
“Havendo riscado a cédula que era contra nós, nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.”

A Lei Moral – Não Foi Abolida Nem Anulada Pela Fé em Cristo
Romanos 3: 31 – “Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma; antes, estabelecemos a lei.”

A Lei Cerimonial – Foi Desfeita ou Cancelada por Cristo
Efésios 2: 15 – “Na Sua carne (Seu sacrifício) desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças…”

Finalmente, lhe digo amado: A Lei Moral não dá instruções ou informações sobre ofertas queimadas, de manjares, páscoa, ereção de altares, circuncisão, ordem sacerdotal, etc. A Lei Cerimonial é que engloba e exige a prática destes ritos.

 Considere estes fatos, com carinho! E não esqueça do isto é!

Pois bem meu caro “Teólogo” João Flávio, explique para nós linha por linha de tudo o que foi colocado acima. Aliás o ódio e o preconceito que tens contra o adventismotalves nem permita que passe os olhos sobre cada linha do que está escrito. Com certeza como sempre, preferirá atacar, se fazer de vítima e tirar palavras nossas de contexto para forçar suas interpretações particulares. Bom é sua reputação que está em jogo não é? Assim diz o Senhor, esse é nosso lema.

Gilberto Theiss – Ministério Sola Scriptura

http://www.altoclamor.com

http://www.gilbertotheiss.blogspot.com

Brasil – Guaxupé/MG

Sobre Jovens Adventistas do Sétimo Dia

“SOLO CHRISTO”, “SOLA GRATIA”, “SOLA FIDE”, “SOLA SCRIPTURA” (salvação somente em Cristo, somente devido à graça de Deus, somente pela instrumentalidade da fé, somente com base na Escritura)
Esse post foi publicado em Desmascarando o CACP. Bookmark o link permanente.

Deixe seu comentário. Tudo o que pedimos é que se mantenha uma cultura de respeito. Isto significa não fazer ataques pessoais, não usar palavrões, e por favor manter o foco sobre o tema postado.